Escolha uma Página

Perfume óleo, álcool ou sólido: diferenças entre os tipos de perfume

08-06-2022

O mundo dos perfumes é complexo e cheio de variedades. Apesar de sua origem antiga e repleta de desenvolvimento, frequentemente o mercado de fragrâncias traz inovações interessantes. Além das notas olfativas, os perfumes possuem diferentes tipos de produção, textura e concentração. Entenda um pouco mais sobre a diferença dos perfumes a base de oléo, álcool ou sólido no texto que preparamos abaixo.

Qual é o melhor tipo de perfume?

Os óleos essenciais são a base da perfumaria. Há muitos anos os oléos essenciais são utilizados na criação de fragrâncias. Porém, na evolução da perfumaria, as fragrâncias começaram a ser compostas com álcool para servir de veículo da fragrância e diluir mais facilmente essência. Diferentemente do álcool encontrado popularmente, o álcool para perfume é mais puro e não agride a pele, além de não prejudicar a essência do perfume.

Os Attars, um tipo de perfume árabe, são perfumes diluídos em óleo e são a maneira mais tradicional de apresentar os perfumes. Perfumes que não possuem álcool em sua composição tendem a ser mais concentrados e marcantes. Os perfumes em óleo são ótimos para layering de perfumes. O perfume a base de óleo não deve ser borrifado na pele! Os frascos desse tipo de perfume geralmente vêm acompanhados de palitos para auxiliar a aplicação da fragrância nos punhos, de forma sútil. Mas, então, qual é o melhor tipo de perfume? A resposta certa é “depende”!

Quando usar cada tipo de perfume?

Os perfumes a base de óleo, por serem muito concentrados, combinam melhor com temperaturas mais frias e são ideais para serem usados à noite ou em dias com pouco calor. Os perfumes sólidos tem a base de cera, que deve ser derretida com os dedos para então aplicar a fragrância na pele. Assim como os perfumes em óleo, devem ser utilizados em dias com a temperatura mais regulada. Os perfumes à base de álcool podem ser encontrados em diferentes concentrações e, por isso, são mais versáteis do que os perfumes em óleo ou sólidos. São perfeitos para climas tropicais, como no Brasil.

 Conheça os perfumes da Justclick!

Diferentes tipos de perfumes: EDP, EDT e EDC

Além das diferenças citadas anteriormente, os perfumes são categorizados de acordo com as concentrações de óleos essenciais da fórmula: EDP, EDT e EDC

  • EDP: eau de parfum
  • EDT: eau de toilette
  • EDC: eau de cologne

A Eau de Parfum possui entre 15% a 25% de essência, enquanto o Eau de Toilette possui entre 8% e 10% e a Eau de Cologne possui entre 2 e 5%.  Por causa da alta concentração de essência, os perfumes EDP também costumam ter melhor fixação na pele.

Conheças as nossas fragrâncias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...